EXPEDIÇÃO PERU/CUSCO e AREQUIPA.



Essa aventura nasceu do convite dos amigos Estevão e Saulo para montarmos a fita de Slackline em Cusco (Machu Picchu). Em contrapartida, fiz o convite para a ascensão ao vulcão Misti em Arequipa.
Dia 23.11.2015, seguiremos rumo ao Peru. Nesta nova aventura, sairemos de Manaus para Rio Branco /Acre, de lá para Cusco e Arequipa-Peru.
Teremos 9 dias para tentarmos completar essa aventura. Sabemos das dificuldades, do pouco tempo e do frio que iremos enfrentar. O retorno está programado para o dia 01.12.2015.


NORTE BRUTO


AREQUIPA - Localiza-se no sul do país, a 2300 metros de altitude, estendendo-se numa área de localizada num vale das montanhas desérticas da cordilheira dos  Andes, e rodeada por vários picos, entre os quais o Vulção Misti, com cerca de 5822 metros de altitude. 
A cidade teria sido fundada no dia 15 de Agosto de 1543  pelo explorador espanhol Francisco Pizarro, no local de uma antiga cidade Inca, sendo a data ainda festejada pelas gentes locais. Outras datas ficaram também na história da cidade, dada a sua localização numa área sujeita a manifestações sísmicas e vulcânicas, devido à pressão entre as placas tectónicas da América Latina e do Oceano Pacífico. Nos anos de  1687 e de 1868, ocorreram dois terramotos, destruindo grande parte da área construída da cidade, inclusivamente a Basílica Catedral de Arequipa.
Em 2000, o Centro histórico da Cidade de Arequipa foi inscrito na lista de cidades Património Mundial, devido à arquitetura ornamentada, sendo grande parte dos edifícios construídos numa espécie de rocha vulcânica de cor branca, designada de "sillar". A morfologia da cidade é marcada pela Plaza de Armas, centro público de convívio, onde se encontra a Igreja Catedral de La Compañía, que constitui a área central do centro histórico da cidade e que é considerada a mais bela praça do país, revelando perfeita integração e cruzamento cultural entre as características nativas e o mundo europeu.

CUSCO, que significa umbigo "do mundo) é uma cidade no Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes. É a capital do departamento de  Cusco e da província de Cusco.
Cusco é uma cidade muito alta (com 3400 metros altitude). Era o mais importante centro administrativo e cultural do Tahuantinsuyu, ou Imperio Inca. Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou  XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha,  ou Templo do Sol.
A maioria dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca, inclusive a igreja de Santa Clara e San Blas. Frequentemente, são justapostos edifícios espanhóis sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas.
De forma interessante, o grande terremoto de 1950, destruindo uma construção de padres dominicanos, expôs que esta fora erigida em cima do Templo do Sol, que curiosamente resistiu firmemente ao terremoto.
Esta teria sido a segunda vez que aquela construção dos dominicanos fora destruída, sendo que a primeira vez fora em 1650 quando a construção espanhola era bem diferente.
Outros exemplos da arquitetura inca são a fortaleza de MACHU PICCHU, que se situa no final da Estrada Inca, a fortaleza Ollantaytambo, e a fortaleza de  Sacsayhuaman, que fica aproximadamente a dois quilômetros de Cusco.

DEUS GUIE NOSSOS PASSOS......



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! Aguardo comentário.