Los Medanos de Coro National Park-VENEZUELA.


O Parque Nacional Medanos Coro está localizado no Estado de Falcon,  na jurisdição dos municípios Miranda, Colina e Falcón na Venezuela.

O istmo (é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terracompreende uma faixa de 30 km de comprimento e 5 km de largura. Ele tem uma altura média de 20 m (metros acima do nível do mar). 

Suas acumulações de areia se movem devido à ação dos  ventos alísios que sopram de leste para oeste.

 Los Medanos de Coro foi declarada Parque Nacional em 06 de fevereiro de 1974, abrange uma área de 91,280 hectares, dos quais 42.160 são de terra continental e 49.120 são da superfície do mar.

Los Medanos de Coro são formações de areia características de relevo do estado Falcón e suas dunas que excedem 20 metros.

É o maior deserto da costa do Caribe e é a área protegida mais próxima do  Golfo da Venezuela. 

A cada dia se torna maior devido aos fortes ventos  e da erosão  ou seja, cada duna está se movendo porque a areia é transportada por ventos alísios.
Este parque preserva um deserto costeiro muito vulnerável e também um litoral repleto de manguezais.
Areias macias e secas do Parque Nacional são o resultado da erosão do vento sobre as rochas ao longo do tempo são divididos em pedaços muito pequenos tornando-grão, como isso a ação contínua do vento, se acumula em pilhas , tornando-se gradualmente dunas que continuamente mudar a forma como eles estão em movimento. É também por isso as dunas foram chamados nômades de areia.




Los Medanos de Coro foi declarada um parque nacional por causa de sua beleza natural e manter o conceito de bioma deserto,  além de ser o único deserto na costa do Caribe em estar sempre em movimento.


O clima  é um dos mais secos da Venezuela, e a temperatura média é uniforme ao longo do ano, variando entre 26 ° C e 30 ° C, com temperaturas extremas de 40 ° C na sombra e pontos baixos abaixo 16 ° C. as chuvas são escassas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! Aguardo comentário.